Atualizado em: 12 de maio de 2021 às 11:56h
Encontre o que você precisa aqui:

História

Início História
Sobre Brejo do Cruz
Logotipo História

O município de Brejo da Cruz é considerado um dos mais antigos da Paraíba. Em 1600 o português Antônio Barroso Pereira resolveu cultivar um pequeno sítio que se chamava Olho D’Água do Meio. Coube, entretanto, a Manoel da Cruz Oliveira Lêdo, famoso desbravador do sertão paraibano, a fundação do povoado, por volta de 1700, instalando-se no sítio Olho D’Àgua dos Boqueirões que seria mais tarde a cidade de Brejo do Cruz.

Em 1752 Manoel da Cruz Oliveira, construiu uma capela em homenagem a Nossa Senhora dos Milagres. A fertilidade do solo atraiu muita gente para aquela região onde construiram seus sítios e fazendas.

Por volta de 1850 foi cultivado um pequeno sítio que pertencia a família Viana, no mesmo local onde se encontra edificada a cidade. Alguns anos depois, chegava Antônio Pedro, comerciante, que montou uma bodega e logo em seguida (1920) construiu uma latada, dando origem a feira que alcançou grande fama em toda a região. Em 1928 o Sr. Candinho Saldanha montou uma empresa que beneficiava o algodão. A iniciativa alcançou grande sucesso e contribuiu para o rápido crescimento do povoado, gerando empregos e incrementando a movimentação natural dos produtos. Em 1939 Candinho vem a falecer e a sua empresa encerra as atividades, mas a estrutura que se formou no povoado, garante-lhe prosperidade e crescimento.


Hino Municipal
Nascemos ao pé de um monte
debaixo de uma cruz
onde a tarde o sol brilhante
espalha raios de luz!

Esta terra abençoada
por Cristo nosso senhor
é um torrão fulgurante
irradiando esplendor

Brejocruzenses queridos
hoje é dia de cantar
a história da nossa gente
da gente deste lugar

Senhora mãe dos milagres
padroeira deste lugar
abençoes nossos lares
com sua graça sem par

Manoel da Cruz Oliveira
foi seu grande fundador
Brejo do Cruz altaneira
Brejo da paz e do amor

Brejocruzenses queridos
hoje é dia de cantar
a história da nossa gente
da gente deste lugar.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support